quinta-feira, 19 de maio de 2016

//EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA// Oficina - Árvore do prazer - 8ºano - 18 de maio

Por Camila Fidélix de Souza - professora de Inclusão Social - EEB Santa Marta
 
O projeto visa conscientizar os alunos sobre a importância de desenvolver a temática: Educação Sexual na escola.
O tema: Educação Sexual tem como principal objetivo,  ensinar e esclarecer questões relacionadas ao sexo, livre de preconceito e tabus. Antigamente e ainda hoje, falar sobre sexo provoca certos constrangimentos em algumas pessoas, mas o tema é de extrema importância, pois esclarece dúvidas sobre preservativos, DSTs, organismo masculino e feminino, anticoncepcionais e gravidez.
 

Este projeto tem como público alvo alunos que cursam 8º e 9º ano do ensino fundamental. Nessa faixa etária, os alunos estão em processo de transformações onde surgem novas descobertas sobre o corpo, amizades, namoros etc. Enfim, o projeto educação sexual visa auxiliar os adolescentes em seus diversos contextos sociais, familiares e principalmente escolar,  sendo  o diálogo, uma ferramenta importante para esclarecer possíveis dúvidas.
A iniciativa do projeto surgiu através da necessidade que a escola tem em preencher as aulas, na falta de algum professor e com o intuito da permanência de alunos adolescentes na escola, a professora de Inclusão Social,Camila Fidélix de Souza, teve a iniciativa de desenvolver o projeto na escola, sendo o mesmo voltado para Proposta Curricular Nacional do Estado de Santa Catarina.
 
 
 
 
 
 
 

//ZICA ZERO// Material para mobilização da comunidade escolar



No link abaixo está disponível para impressão os materiais para mobilização na comunidade escolar:

quarta-feira, 18 de maio de 2016

//SOCIAL// Dia Nacional de Combate ao Abuso à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente - 18 de maio

Exposição de informativos sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.








//COMUNIDADE// Pesca da tainha 2016

O Farol de Santa Marta vive um momento histórico com a safra da tainha, em especial os pescadores artesanais da comunidade que já capturaram desde o dia primeiro de maio, quando abriu oficialmente a pesca, mais de 100 toneladas de tainha. 
A época é propícia para a captura desse pescado que é impulsionado pelo vento sul, através de correntes marítimas, a desovar na região.
A pesca da tainha é liberada conforme o tipo de rede e embarcação utilizadas de acordo com as seguintes datas:
Pesca artesanal com rede de arrasto/embarcação sem motor: 1º de maio a 31 de julho.
Pesca artesanal com rede anilhada/ embarcação com motor: 15 de maio a 31 de julho.
Pesca industrial: 1º de junho a 31 de julho.







//ENSINO MÉDIO INOVADOR// 1º Inova Jogos - 14 de Abril

No dia 14 de abril ocorreu na EEB Santa Marta o 1º Inova Jogos com o objetivo de estimular a prática esportiva entre os estudantes.
Os jogos escolares foram idealizados com o objetivo que haja maior interação entre os alunos de modo que passem a trocar experiências criando novos laços de amizade.
O evento promovido pela EEB Santa Marta sob coordenação dos professores Gilmar de Lima Nunes e Adriano da Silva Oriano Junior, contou com a participação de 8 escolas da 19ª GERED - municípios de Laguna, Imbituba, Imaruí, Pescaria Brava e Garopaba totalizando aproximadamente 300 alunos e mais de 60 funcionários e professores.












//ENSINO MÉDIO INOVADOR// Projeto Viva sem drogas - 14 de março

No dia 14 de março ocorreu na EEB Santa Marta a palestra Drogas: um novo olhar do palestrante Atanazio Lameira com o objetivo de promover um espaço de discussão sobre as questões relacionadas à prevenção das drogas, focando a saúde e a prevenção dos jovens, juntamente com o intuito de promover uma conscientização em relação a prevenção do uso de drogas, bem como reconhecer comportamentos de riscos do contexto escolar. Participaram do evento professores e alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.